Club
Hermann Blumenau

Clubes atraem associados apresentando a organização

Postado em: 06 de Setembro de 2018

Rotarianos que fazem parte do Rotary Club de São Paulo-Alto da Lapa, Rotary Club de São Paulo-Butantã, Rotary Club de São Paulo-Caxingui e Rotary Club de São Paulo-Lapa, promoveram recentemente nas dependências da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo – unidade Lapa, o 1º Fórum dos Rotary Clubs do Grupo 2 do Distrito 4610 do Rotary International, sobre o Desenvolvimento do Quadro Associativo, atendendo uma determinação do planejamento do Governador do distrito rotário, Edson Cunha Borcato, em realizar fóruns sobre temas rotários. “Desta vez foi para atrair novos associados”, disse o presidente do Rotary Club de São Paulo-Lapa, o empresário Manoel César Romero, o anfitrião da noite, ao convidar o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, associado ao Rotary Club de Marília-Pioneiro, no D4510 do RI, para falar sobre a organização mundial.

Na presença de 51 convidados não rotários e de 42 rotarianos divididos entre os quatro clubes do Grupo 2 do Distrito 4610 do Rotary International, durante 68 minutos o convidado falou sobre o Rotary International, a The Rotary Foundation, os programas de ambos e mostrou o compromisso dos rotarianos em erradicar a paralisia infantil no planeta Terra. “O Rotary é uma organização presente em 219 países, que reúne as principais lideranças da comunidade, para discutir problemas da sociedade e apontar as soluções”, disse Márcio Cavalca Medeiros que esteve como Governador do D4510 do Rotary International, na Gestão 2011-12. “A The Rotary Foundation é quem viabiliza as soluções apontadas pelos líderes da comunidade”, acrescentou ao diferenciar uma instituição da outra.

Dentro do tempo dedicado a falar sobre as duas organizações, Márcio Cavalca Medeiros comentou sobre alguns hábitos rotários que muitos rotarianos desconhecem sobre a formalidade das reuniões, as diferenças entre: pin, botton e distintivo; a simbologia do sino, a importância da: educação, instrução e informação rotárias, bem como a distinção as bandeiras e grandes personalidades mundiais que fizeram parte da organização mundial, que serviu de estrutura para a constituição da Organização das Nações Unidas (ONU). “O Rotary é formado por clubes humanitários e não de serviços”, disse o convidado quebrando alguns paradigmas. “Somos muitas vezes confundidos como voluntários, que na realidade não somos”, afirmou ao explicar os compromissos e obrigações que um rotariano tem, que diferencia do voluntário.

Para o coordenador do fórum rotário interclubes, o empresário José Eduardo Nasser, associado ao Rotary Club de São Paulo-Lapa, do D4610 do RI, o evento atingiu os objetivos esperados, uma vez que existiam mais convidados do que rotarianos, o que aumenta a expectativa do crescimento do quadro associativo, por serem potenciais associados. “Além disso, os temas abordados foram muito bons para os rotarianos e não rotarianos”, elogiou o rotariano que pretende realizar mais encontros desta natureza. “Vamos planejar quatro fóruns, um em cada sede, com temas rotários bem distintos”, falou ao sugerir o próximo sobre a The Rotary Foundation. “Mas este sobre o quadro associativo devemos realizar mais vezes, pois, precisamos falar sobre o Rotary dentro do Rotary”, constatou o dirigente rotário satisfeito com o encontro realizado.

LEGENDA – Mais de 50 convidados não rotarianos participaram de encontro realizado na capital paulista para conhecer o Rotary
LEGENDA/FOTO – ARQUIVO: Fórum 060918 A, B, C e D

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/márcio-c-medeiros-69097820/
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial
Skype: marciomedeiros8020
Instagram: marcio.c.medeiros

Reuniões Quartas-Feiras | 19:30
Rua XV de Novembro,1181